(Não a terão todas?)
Comecei o namoro com ela a propósito do Pesadelo do King Duncan em Macbeth.
Pareceu-me onírica o suficiente e com "espaço" para uma boa coreografia enquanto lá o pobre do Rei tinha o seu pesadelo/premonição de morte.
Disse-me o encenador quando confrontado com ela que os actores não a conseguiriam "aguentar" em palco
Não vou aqui, nem agora, chamar os bois pelos nomes, como diria a minha avó, só por não estar presente.
A "coisa" é pública.
Respondi-lhe, com a tranquilidade possível, que punha uma secretária na esquerda alta, com um pingo de luz em cima, uma cadeira a três quartos, a sugerir que alguém se vai nela sentar e a cena aguenta-se de per si, sem ninguém em Palco.
Disse-me ele que:
"Sim, claro a música é boa, e assim ficava bem, mas eles não aguentam"
Mais tarde, no decurso do trabalho descobri que o renomado Encenador, apesar da sua já avançada idade, e de ter lido ao longo da carreira umas 457 vezes más traduções dos solilóquios do Macbeth, representado e dirigido a peça meia dúzia, não fazia a mínima idéia que tudo aquilo se passa à beira de Loch Ness.
Quando, a conversar com Lady Macbeth, lhe disse (pensando que era conhecimento comum) repara, tu estás a ler a carta do teu amado, que te trás boas novas , sentada a uma janela debruçada sobre Loch Ness, e eu não sinto nada disso a ver-te, ela , espantada, respondeu-me:
"Aaaah, não sabia......mas assim é..... mágico....."
Se o raio da história tivesse uma moral..... para se encenar, é preciso ler a história.
Para os actores aguentarem as cenas é preciso primeiro construir a cena onde eles/as estejam/sintam o vivê-la,
nunca o representa-la.
E sim......Tudo aquilo é Magia.
A música essa vai bem, como se vê....
Aliás, sempre gostei de namoros prolongados....teve tempo para crescer.
The NightmareHomenagem a Pina Bausch
Posted by António Viegas on Terça-feira, 2 de Setembro de 2014